domingo, 11 de novembro de 2012

Crônica de Domingo - "Quem conta um conto..."


Há alguns meses atrás eu assisti uma entrevista com a maravilhosa Iyanla Vanzant e tive um momento muito esclarecedor, um daqueles momentos "EURECA!", quando parei pra pensar em algo que ela disse :

"A maioria das pessoas é viciada, e eu não me refiro ao álcool ou entorpecentes. Grande parte das pessoas é viciada em histórias que elas passam a vida inteira repetindo em suas cabeças, histórias do passado ou até mesmo uma história criada por elas mesmas. Essa é a mais comum das drogas."

Quando acabou a entrevista eu não conseguia pensar em outra coisa e de repente...BUM!!! Eu fui atingido.

Passei boa parte da minha adolescência em casa, ainda que tenha sido convencido algumas vezes a me arrumar e ir curtir a noite da cidade, posso dizer que faltariam poucos dedos a mais nas mãos para que eu tivesse o número exato das vezes que saí por aí noite adentro...

E eu tinha um bom motivo pra isso...um motivo não, uma história. Passei anos da minha vida me convencendo que eu não saía muito por que "era perigoso lá fora", que eu era muito esquisito, as pessoas não me aceitariam, "meu Deus, como é difícil ser eu.", "Ó vida"...

Após ouvir o ponto de vista de Iyanla, me forcei a ir de história em história na minha cabeça e me perguntar: "Isso é realmente verdade?"

Qual não foi minha surpresa quando eu me dei conta que eu não era muito chegado a grandes noitadas e festas em geral porque eu DETESTO barulho, multidão e tenho pra mim que quem teve a brilhante idéia de colocar luzes estroboscópicas nas casas noturnas ODEIA a raça humana. Passei boa parte da minha adolescência em casa porque gosto de ler, de assistir filmes ou até mesmo de me reunir na casa de amigos, comer pizza e OUVIR o que as pessoas falam...sem contar o meu caso eterno de amor com o meu indispensável SILÊNCIO.

UAU!!! Sério? Fiquei quase 10 anos contanto uma história irreal e depreciativa só pra ter uma boa história pra contar na minha cabeça e me fazer de coitadinho pra mim mesmo? Tsc tsc tsc....Seres-humanos.

Você já parou pra pensar que talvez o seu namorado não tenha terminado com você porque você "engordou", porque você é "feia" ou porque ele é "um grande babaca" e sim porque ele não quer um relacionamento ou talvez não se ache bom o bastante pra você?

Já parou pra pensar que talvez você não se sinta "bom o bastante" quando a verdade é que ninguém NUNCA disse que você não é bom o bastante? (ou até mesmo disse mas ainda assim as opiniões dos outros tem o peso que você decide.)

Talvez esse tenha sido meu maior momento "EURECA!", e ir de história em história me perguntando "Isso é realmente verdade?" foi sem dúvida a melhor coisa que já fiz na minha vida.

E você, já parou pra pensar nas histórias que você anda contando dentro da sua cabeça? Cuidado, parte delas não é nem mesmo verdade e outra parte talvez nunca volte a acontecer.

Bom domingo.
Namaste.
Rodrigo de Blumau.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...