segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Efeito placebo e efeito nocebo - O que são? Como nos afetam?


Acredito que com o avanço da medicina, e o novo interesse pela saúde e suas publicações em larga escala em todo tipo de segmento, a maioria de vocês já tenha ouvido falar do efeito placebo. O placebo consiste em um substancia sem função química usada de forma experimental com o intuito de desencadear reações psicológicas favoráveis ao paciente (seja ele qual for.)

O nocebo, que originalmente é definido da mesma maneira que o placebo porém com a intenção de desencadear reações psicológicas NOCIVAS ao paciente, talvez seja menos conhecido.

A grande verdade é que o efeito nocebo é diretamente ligado a consulta primária do paciente e define total ou parcialmente a maneira que determinada doença se desenvolverá.

A base do efeito nocebo (traduzido livremente do latim como "fazer mal"), assim como a do placebo ("agradar") nada mais é do que um conceito.

O médico (agora Ayurvédico) e guru Deepak Chopra , diz em seu livro, A cura Quântica, que a maneira como o médico lida com determinada doença afeta diretamente no processo de cura do paciente. É provado que pacientes que recebem visitas, são apoiados pela família e/ou mantem uma postura otimista em relação ao processo de cura, tem infinitas mais chances de se curarem do que aqueles que apostam em uma visão fatalista do assunto.

Dr. Deepak Chopra "abandonou" a medicina ocidental depois de anos trabalhando como chefe de endocrinologia no Boston Regional Medical Center ao observar que algumas pessoas com os mesmos quadros evoluiam de formas completamene diferente e que a forma como os pacientes lidavam com o assunto e a maneira como haviam recebido seus prognósticos era o que mais influenciava nisso.

É um fato que nosso equilíbrio/desequilíbrio psico-emocional afeta diretamente a nosa saúde. A autora Louise L. Hay começou sua carreira com um livro chamado Cure seu Corpo, hoje muito respeitado no meio científico, onde ela lista as possíveis causas psicológicas para as doenças e como se livrar delas mudando apenas os seus padrões psicológicos.

Meu ponto é o seguinte, nosso cérebro é fantástico, produz uma quantidade absurda de hormônios e células que nos deixam felizes, bem dispostos e até mesmo nos curam (vide nossos arranhões que se regeneram, cortes, ossos que se calcificam e etc...) ou que nos deixam deprimidos, irritados e até nos adoecem.

Tudo funciona de forma mais "simples" do que imaginamos. O mais importante aqui é manter o equilíbrio emocional e mental em dia. A medicina ocidental foca diretamente na doença e em sua evolução, enquanto a medicina Ayurvédica foca no paciente e seu equilíbrio interno.

*****

Minha dica de livro hoje:

A Cura Quântica - Dr. Deepak Chopra
(disponível em PDF*, clique AQUI)

Namaste
Rodrigo de Blumau.


Acreditamos, sem muitos problemas, que nosso corpo é capaz de curar um corte em nosso dedo sem muito esforço. Quando quebramos o braço ou algo do tipo, ao mantermos o osso na posição correta, ele se calcifica e "volta a ser o que era". Por quê a maioria de nós resolveu acreditar que nosso corpo não é coerente o bastante para curar/evitar "problemas" maiores?



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...